>>> Início - Opinião

 

Opinião


Crônicas, matérias, textos...
Cães Assassinos!
01/10/2007 19:25:22
Já em novembro de 2006, publicávamos uma matéria onde ressaltavamos o perigo gerado pela inconseqüência, no mínimo, com que pessoas e autoridades tratavam a problemática causada pela posse de cães das raças consideradas agressivas - rottweilers, pittbulls, bullmastif, etc. -.

Falamos nós e muitos outros, e como é de costume, caiu no vazio. São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás... e muitos outros casos que a mídia não mostrou. Crianças, adultos e idosos mortos, dilacerados, por esses cães assassinos!

E vem mais por aí.

Minas, mais precisamente Belo Horizonte, criou às pressas uma legislação que obriga aos proprietários desse tipo de cães o registro dos mesmos, o manuseio e trânsito em vias públicas com os requisitos mínimos de segurança - focinheira e enforcador -, além de responsabilizá-los criminalmente por danos e lesões que causem a terceiros. Veio tarde! Pelo menos para aqueles que já não podem mais aplaudir a medida paliativa.

Paliativa sim, pois quem cria e mantém esse tipo de animal normalmente pertence a classes privilegiadas, além do alcance das normas, feitas mais para justificar estatísticas do que para valer de fato. Temos uma realidade fantástica no papel; e outra muito diferente nas ruas!

Por onde andam os tais "representantes do povo", que parece não ter tempo para as questões de fato relevantes que afligem nossa sociedade?

E é nesse momento que nos bate o travo na garganta. Fomos nós quem os colocamos lá. Fomos nós quem demos a eles a facilidade de criar os privilégios que criaram. Somos nós quem os toleramos por lá e não dizemos chega!

Construimos um país do "faz de conta", onde saúde, educação e segurança sempre ficaram para depois do famoso jeitinho, institucionalizado pela conhecida "Lei de Gerson". Políticas insanas de segurança, onde se criminaliza a arma de defesa, responsável, e se libera o cão assassino, irresponsável! Vem eleições por aí. Porque não começar a mudar isto?

Não somos obrigados a votar? Sim, mas ninguém pode nos obrigar a votar nesse ou naquele falastrão. Podemos (porque não fazemos?) dizer um solene e retumbante NÃO a essa casta de espertos. Porque não?!

Quer apostar como nas próximas legislaturas a coisa muda?

E assim, quem sabe, não começariam a construir, realmente, um novo Brasil.

Talvêz até, um país onde os cães fossem apenas amigos do homem.

Ou será que a sociedade já não anda farta de cães assassinos?


por: A.Coutinho

 :