>>> Início - Pesca - Espécies

 

Espécies

É possível encontrar no Araguaia inúmeras espécies de peixes: Pintado, Piraíba (também chamada piratinga ou filhote), Bargada (ou surubim-chicote), Barbado, Piau, Piavuçu (ou piau cabeça-gorda), Piapara, Cachorra, Dourada(ou Apapá), Jau, tucunaré (açu, pitanga, amarelo, paca), Abotoado (ou peixe-porco), Caranha, Corvina, Pacu, Pirarara, Tuvira, Arraia, Piranha (vermelha, preta, branca), Tubarana, Jaraqui, Pirarucu (ou pirosca), Aruanã, Traíra, Acará, Candirú, Mandi, Bicuda, Fidalga (ou boca-larga), Piabas, Piabanha, Curimatã (ou papa-terra)...

Para o exercício da pesca amadora é necessária a obtenção de uma licença (onerosa), que pode ser obtida junto ao IBAMA ou órgãos estaduais de proteção ambiental. Também é necessário observar os limites de tamanho mínimo (por espécie) e da quantidade máxima (peso total) de pescado que cada pescador licenciado pode capturar e transportar. Esses elementos são estabelecidos pelo IBAMA e variam de região para região.

De ano para ano, tem-se observado uma crescente tendência no sentido de restringir ao máximo a atividade da pesca no Araguaia, quer limitando a quantidade passível de ser capturada, quer limitando ou mesmo proibindo a possibilidade de ser transportado o produto da pesca. Tudo aponta para um futuro, mais ou menos próximo, em que somente será possível a prática da modalidade "pesque e solte", de pesca esportiva.

 

anterior  pág. 1/2  próxima