>>> Início - Localidades - Aruanã

 

Aruanã - GO

Aruanã, Com acesso através da rodovia GO-164 (GO-4) e, aproximadamente, a 310 Km. de Goiânia, até aqui tem sido o ponto turístico mais concorrido do Araguaia goiano. Muito provavelmente, em grande parte isto se deva a proximidade com a capital do Estado, Goiânia, aliado ao fato de o acesso ser feito inteiramente por rodovias pavimentadas, além de a cidade oferecer boa infraestrutura turística.

A localidade, que anteriormente se chamava Leopoldina, já teve dias de glória, na época em que Couto de Magalhães sonhava implantar a navegação a vapor, fazendo do Araguaia uma imensa hidrovia - questão polêmica que se discute ainda nos dias atuais -. Foi um grande centro de comércio e oficinas ao tempo de 1865 a 1870.

Festas nas praias, grandes acampamentos com muito boa organização, shows, barracas, e eventos esportivos fazem da temporada - julho, predominantemente -, um espetáculo à parte.

Dispõe, ainda, de um Centro de Atendimento ao Turista, instalado em moderno prédio, na praça principal da cidade. A Aldeia Buridina, de etnia Karajá e situada dentro do perímetro urbano central da localidade é uma atração a ser considerada.

Informações adicionais podem ser obtidas junto a Prefeitura local: (62)3376-1241/1595/1638.