>>> Início - Cuidados - Outros

 

Outros

Vale ainda referir a possibilidade de serem encontrados o peixe-elétrico, cujo choque, provocado por uma descarga que pode ser mais ou menos intensa, é mais desconfortável do que propriamente doloroso ou a grande sucuri, que pode atingir proporções bastante avantajadas, mas que é de muito pouco risco real, a não ser para crianças ou dentro da água. Animais selvagens de porte, raramente se deixam ser vistos pelo homem e quase nunca constituem risco, a não ser que estejam defendendo a prole.

Os bancos de areia podem ser uma fonte de risco, principalmente para crianças, já que podem terminar de repente - a rasura acaba de forma abrupta - e a pessoa se vê às voltas com todo o peso da corrente do rio. Pise sempre com cuidado, explorando à frente. Ao menor sinal de declive, retroceda rapidamente - a areia desliza - e não hesite em gritar por socorro, se necessário.

Não é demais repetir, crianças e pessoas idosas necessitam de atenção e cuidados especiais. Alimentação rica em vitaminas, muito líquido, chapéu ou boné, roupas leves e claras de dia e agasalhos para a noite, são importantes para todos.

No mais, é viver o Araguaia!