>>> Início - Cuidados - Arraias

 

Arraias

Tanto nos rios, quanto nas lagoas e lagos, é comum a existência de arraias - ou raias, como são também chamadas -. É uma espécie de peixe cartilaginoso, semelhante a um bandolim, em sua curiosa forma arredondada, e que possuem um ou mais esporões na base ou parte média da curta cauda.

Esses peixes costumam ficar imóveis, confundindo-se na areia ou lama do fundo, o que os torna um perigo em potencial para quem esteja andando dentro d’água. Uma vez pisado, a ferroada é certeira, normalmente atingindo a região da canela, tornozelo ou peito do pé e causando uma dor insuportável. A dor é motivada tanto pelo formato de serra invertida do ferrão, quanto por uma substância venenosa que parece revestí-lo.

A melhor forma de evitar acidentes recomenda andar dentro d'água arrastando os pés na areia ou na lama. Em caso de acidente, se possível, anestesiar a parte afetada. A vítima deverá ser removida para onde houver socorro médico o mais próximo e rápido possível. O ferimento é muito doloroso e a cicatrização lenta e problemática.