>>> Início - Cuidados - Abelhas

 

Abelhas

Enxames de abelhas ou mesmo suas colméias, são bastante comuns no Araguaia e podem, as colméias, estar situadas tanto no alto - árvores - como ao nível do chão, em troncos caídos, ocos de tocos de árvores, etc.

Em qualquer circunstância, ao se ver envolvido com abelhas, cuide para não esmagá-las. Isto, provavelmente causa um odor que termina por atrair todo o enxame. A regra geral é evitar barulho - mesmo falar deve ser evitado - e movimentação desordenada. Nada de correria. Se for possível afastar-se, faça-o com rapidez mas sem pânico. Mantenha a calma acima de tudo. Se não houver como evitar, melhor deitar-se no chão ou no fundo do barco e ficar imóvel, em silêncio e protegendo o rosto o mais que puder.

A picada é bastante dolorosa, contudo, a aplicação local de amoníaco ou, em sua falta, um pouco de álcool, costuma aliviar a dor. Nesse caso, proteger a região dos olhos ao aplicar esses produtos. Caso o número de picadas seja muito elevado (mais de 25), buscar socorro médico o mais rápido possível.